quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dispositos biométricos para segurança da informação

estive conversando dias átras com um fornecedor de soluções de autenticação e autoriação via dispositivos biométricos e me chamou a atenção que , apesar dessa tecnologia não ser nova, ainda é pouco usada em larga escala. Álias, todo esse assunto já foi amplamente discutido há vários anos, mas parece que ainda não decolou. Por quê será que empresas e instituições públicas não usam dispositivos de identificar pessoas através de sua digital por exemplo ? Há tanto se fala em Single Sign-on , essa seria uma forma simples de resolver o problema, não ?

Alguem tem alguma idéia do por quê a coisa não decolar ?

3 comentários:

  1. Pude discutir esse assunto em conversa com o CEO de uma empresa prestadora de serviços de TI. Ele disse que a dificuldade em se adotar esses dispositivos se explica pelo fato de que seu uso implica em mudanças de processos e sistemas hoje em uso pelas empresas.
    Por mais que eles tragam benefícios para as empresas e o seu valor seja inegável, a sua implementação é trabalhosa e nenhuma empresa tem tempo e braços para mais essa novidade tecnológica.

    ResponderExcluir
  2. Estive na feira da Febraban e pude discutir essa questão com alguns poucos provedores de soluçoes biométricas. Primeira observaçao e que responde parte da minha inquietação é o fato de um dispositivo biometrico requerer integracao com o aplicativo existente, visto que normalmente sistema foi feito sem se pensar nesse dispositivo. Isso traz um problema típico de integração de tecnologias novas com alguma aplicacao legada, problema tipico de TI. Vi um provedor de solucao biometrica que trata esse problema de integração via algumas API's . Segundo, parece que os bancos definitivamente vão investir nesse assunto e quando os bancos adotam uma determinada tecnologia , ela vira padrão e todo mundo passa a adotar. Os bancos são os principais motores da industria de TI no Brasil .

    ResponderExcluir
  3. Parece que agora vai deslanchar esse assunto. Como falei anteriormente, os bancos estão se preparando para introduzir essa tecnologia nos seus processos e agora sou informado de que nas próximas eleições, o TRE tambem vai introduzir a autenticação biometrica dos eleitores, abandonando o documento oficila com retrato. Dessa forma, acredito que não há dúvida de que a tecnologia se tornará pervasiva por toda a sociedade e que a sua adoção se massificará em pouco tempo.

    ResponderExcluir