sábado, 28 de maio de 2011

Investimentos em TI crescem acima do PIB

Reportagem da revista InformationWeek , de maio/2011, apresenta resultado de uma pesquisa realizada pela IT midia com as principais companhias no Brasil, mostra que mais que 53% das empresas planejam aumentar investimento em TI acima de 10% comparado com o ano anterior. Dessas, mais de 15% planejam investir acima de 30%.
Considerando que o crescimento do PIB para esse ano é estimado em torno de 6.5%, concluímos que grande parte planeja investir acima do crescimento esperado para a economia, o que mostra que as empresas reconhecem que investir em TI é fundamental para o crescimento de seus negócios.

Mas o fato mais curioso dessa pesquisa é o fato de as empresas afirmarem que mais de 78% dos fornecedores de TI não entendem os seus negócios, o que é um dado preocupante pois como é possível agregar valor ao negócio sem entende-lo ?

Daí surge a seguinte questão, como as empresas se relacionam com seus fornecedores de TI ?
Entendo que existem básicamente tres formas de relacionamento entre cliente e fornecedor, cada uma trazendo diferente nível de valor ao negócio.
1- preço - o cliente compra olhando apenas o preço , sem preocupaçoes maiores
2- parceria estratégica - cliente e fornecedor forma uma parceria e a venda é parte de uma solução visando atender demandas de negócios do cliente
3- inovação - cliente busca se diferenciar pela inovação e busca um fornecedor disposto a investir, mesmo correndo riscos , para o sucesso de ambos.

Numa relacão onde preço é o único diferencial, não há por que o fornecedor buscar entender o negócio do cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário