terça-feira, 24 de maio de 2011

Cloud Computing , o que muda ?

Estamos diante do surgimento de um novo modelo computacional, denominado Cloud Computing, que se caracteriza pelo provisionamento automatico e dinamico dos recursos da TI. Esse modelo tem como principais propostas de valor acelerar o Time to Value da TI e tornar a tarefa de provisionamento de infra descomplicada aos olhos do usuário final. Ainda é muito cedo para se dizer que esse modelo vai vingar, mas sem dúvida alguma, ele tem uma proposta de valor muito atraente pois hoje, se por um lado a TI é o grande catalizador dos avanços da sociedade e do sucesso dos ngócios, por outro lado a sua complexidade tem se tornado um grande obstáculo para se atingir esses objetivos.

2 comentários:

  1. Apesar de não terem a mesma proposta de valor e de negócio, existe uma clara área comum entre o modelo de Cloud e o modelo de Outsourcing.

    Consequentemente, de certa forma, um concorre com o outro. Onde estaria essa fronteira ? quais as diferenças entre os dois modelos ? onde termina um e onde começa o outro ? Em termos de valor para os clientes, quais as principais diferenças de propostas ?

    ResponderExcluir
  2. Importante entender que o modelo Cloud se caracteriza, entre outros fatores, pela perspectiva do provedor do serviço e não pela perpectiva do cliente, ou seja, para o cliente (usuário) um serviço ser provido via cloud ou via forma convencional , talvez seja transparente, mas para o porvedor do serviço faz toda a diferença.

    ResponderExcluir