domingo, 10 de julho de 2011

Consumerização - a nova buzzword

A indústria de TI é pródiga em criar ondas e modas, representadas por novos termos denominados buzzwords. Nada muito diferente de qualquer outra indústria. A mais nova buzzword do mercado é CONSUMERIZAÇÃO, que se refere ao consumismo de TI, ou seja, esse fenômeno que estamos assistindo onde as pessoas consomem dispositivos eletrônicos para ficarem constantemetne conectados na web e com isso poder acessar suas aplica''cões e email a qq momento de qq lugar. Com isso, podem executar suas tarefas profissionais independentemente de hora e local. Sem dúvida é um novo paradigma em termos de 'trabalho' ou em termos de se fazer 'negócios'.

A pergunta que surge é qual o impacto disso na TI das empresas ?
Sem dúvida o impacto é grande e se expressa de duas formas.
A primeira pela necessidade da TI das empresas suportarem o crescente número de dispositivos móveis disponíveis no mercado, o que certamente cria dificuldades de suporte, homologação , segurança entre outros.
A segunda pelo impacto do crescente número de transações que acabam chegando nos sistemas transacionais e banco de dados e a consequente demanda de expansão da infra.

independente dos impactos, essa mobilidade gera novas oportunidades de negócios e as empresas que melhor souberem se beneficiar dessa onda podem obter vantagens competitivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário