domingo, 12 de junho de 2011

Cloud pública ou privada ? as duas

Empresas me perguntam se ao adotarem o modelo de Cloud devem escolher a modalidade de cloud pública ou cloud privada.
Primeira observação que faço é para não se sentirem na obrigação de adotar o modelo Cloud. Por estar na 'onda' não quer dizer que seja obrigatório adota-lo e nem devem se sentir mal , 'fora da moda' por causa disso. Cloud é um modelo que pode não fazer sentido para algumas empresas .

Supondo que faça sentido para a sua empresa, a pergunta seguinte é se vai ser no modelo de cloud pública ou privada. E a minha resposta é , as duas modalidades.
Certos requerimentos se aplicam melhor a uma modalidade enquanto outros requerimentos se aplicam melhor a outra modalidade. Por exemplo, ambiente de desenvolvimento de aplicações pode ser melhor destinado a uma cloud pública, enquanto ambiente de homologação de aplicações pode ficar melhor numa cloud privada e, por fim, o ambiente de produção ficar numa infra tradicional, não-Cloud.
Dessa foram a empresa estará usando o melhor de cada modelo para cada caso.

5 comentários:

  1. Oi, sou mais uma estudante tentando escrever um TCC sobre a nuvem. A minha dificuldade é que como estudante da área de humanas e com algum conhecimento de informática (curso técinco) tenho algumas dúvidas que a leitura de milhares de textos não sanaram. Pode me ajudar com algumas dúvidas. Digamos que uma empresa de software esteja vendendo a assinatura de um aplicativo de administração de bibliotecas e esse software está sendo disponibilizado através do SaaS, no caso, esse aplicativo fica armazenado no servidor do cliente e é acessado pela internet por qualquer PC. Que tipo de nuvem é, pública ou privada? entendo que para ser nuvem é necessário que o software de administração de bibliotecas seja vendido na forma de assinatura e que esse tenha a capacidade de ser acessado por vários usuários ao mesmo tempo, sem que um interfira nas atividades do outro, essa aplicação pode estar instalada no servidor do cliente ou em um servidor remoto, ela deve ser acessada via browser através de uma conta, correto? O que mais esse software precisa ter para que a empresa provedora o intitule SaaS?

    Obrigada,

    Cristiane

    ResponderExcluir
  2. Cristiane, de modo academico, uma nuvem (Cloud) é publica quando ela esta fora dos dominios de rede de uma unica empresa e pode ser acessado por qq pessoa. Uma nuvem privada é quando esta nos dominios de uma empresa apenas para seu proprio uso, isto é , os funcionarios dessa empresa. Um aplicativo (como no exemplo , de adm de biblioteca) quando disponivel numa nuvem, fica armazenado num servidor da nuvem (remoto), não no servidor do cliente, para ser acessado via internet por qq usuario.
    Quanto a forma de acesso, via browser ou outro meio qq, isso nào importa do ponto de vista do conceito de nuvem. O SaaS é um modelo de cobrança de SW pelo uso , ou seja, o cliente paga o quanto usar e não pela compra do SW simplesmente.
    Por exemplo, aquisiçao de musicas pelo modelo SaaS, seria pagar para ouvir uma musica e não pela compra do CD, como acontecia 'antigamente'.
    Espero ter respondido, se ainda tiver alguma duvida, vamos discutir mais.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, então, o meu grande problema é que comecei a estudar esse software para minha monografia pq ele se intitula SaaS, só que agora, no momento auge do TCC passei a ter dúvidas se ele realmente é ou não nuvem. Entende que preciso ter certeza absoluta do que é o meu objeto se não minha monografia naufraga... O software é vendido sob assinatura, ou seja, quando termina o contrato e não havendo renovação a biblioteca perde o direito de acesso, ficando somente com os dados exportados. Essa assinatura, tem níveis de utilização especificados em contrato onde cada biblioteca teria um tipo de utilização segundo suas demandas. Acho que até aí é nuvem, ok? Mas esse sistema tem a possibilidade de ser instalado no servidor do usuário, isso o descredibiliza como nuvem? Bom, tenho outras dúvidas que permeiam meu possível naufrágio, mas deixo para as cenas do próximo capítulo rssss.

    ResponderExcluir
  4. Cristiane, me parece que esta ocorrendo uma 'pequena' confusão entre SaaS e nuvem.
    Apesar de os dois estarem intimamente ligados eles não dependem um do outro, ou seja, o fato de o SW ser comercializado na modalidade SaaS não obriga que esteja disponivel via nuvem, e vice - versa. Entendo que a sua preocupacao é o que ocorre quando acabar a assinatura e os seus dados ficarem 'perdidos' na nuvem, certo ?
    Bom o ideial é vc renovar a assinatura mas a sua preocupação é valida , essa é um dos riscos de se colocar alguma coisa importante na nuvem e um dos inibidores do modelo. obr .

    ResponderExcluir
  5. Daniel, obrigada, a minha dúvida maior é se o software pode ser considerado nuvem por ter as características: ser vendido sob assinatura, a assinatura ter níveis de utilização especificados, a aplicação rodar em um servidor terceirizado, ser acessada via longin através da internet. É nuvem? Caso não, por que?
    PS: Adorei seu blog.

    ResponderExcluir