sábado, 24 de dezembro de 2011

Como subsidiar novos projetos

Em reuniao com um grupo de empresas realizada essa semana, discutimos estrategias que possibilitem a execução de novos projetos sem impactar demais o orçamento, visto que a maior parte do orçamento de TI é destinada a manutenção dos sistemas legados e às questões relativas a Compliance e Riscos Operacionais .

Surgiram idéias muito interessantes, que otimizam o orçamento de TI usando as novas tecnologias e conceitos disponíveis, com isso ganha-se de várias formas, redução de custos, inovação, introdução de novas tecnologias e acelera-se o time to market .

Achei o resultado dessa discussão tão positivo que quero compartilhar com todos.
1. Otimizar a infraestrutura de TI ao máximo, buscando insessantemente a consolidação e virtualização de servidores
Ainda há muito espaço para redução de infra física (número de servidores) e com isso reduzir custos de espaço, energia, refrigeração, licença de SW e manutenção. Isso deve ser uma preocupação constante, os servidores se reproduzem num piscar de olhos se não prestarmos atenção.

2. Implemente processos de Charge-Back
Mesmo que os usuários não paguem efetivamente pelos serviços recebidos pela TI, eles precisam saber o quanto estão recebendo da TI e com isso a TI será capaz de justificar novos investimentos. Lembre-se de que o que é de graça não tem valor. Mande a conta para seus usuários

3. Garanta que todos os serviços e produtos (HW e SW) contratados estão implementados
É normal as empresas adquirirem produtos que, por qualquer motivo, acabam ficando na prateleira. Garanta que isso não ocorra, pois isso é puro desperdício. Uma boa administração de contratos resolve isso. Se voce comprou algo e não usou, peça o crédito correspondente ao seu fornecedor.

4. Explore os conceitos de Cloud Computing privada para acelerar os novos projetos
Muitas empresas ainda não sabem como se beneficiar de Cloud Computing. Uma opção é usa-la para desenvolvimento de novos projetos, quando ainda estão numa fase de descobrimento de seu real valor. A Cloud pode reduzir os custos provenientes de projetos que não se materializam e acelerar o start-up de novos.

5. Use o conhecimento de seus usuários e colaboradores para implementar melhorias e inovações.
As vezes a solução para os problemas e desafios da empresa esta na cabeça e na experiencia de seus próprios funcionários e colabordores.
Motive a contribuição com idéias e experiencias quando começar um novo projeto, mesmo daqueles não diretametne envolvidos.
As ferramentas de Redes Sociais podem facilitar a captura dessas idéias dentro da empresa.

Tá aí, um roteiro simples e eficaz para ajudar a deslanchar novos projetos nesse ano que se inicia e que vai permitir a TI contribuir mais para os negócios das empresas sem grandes impactos no orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário