quinta-feira, 31 de março de 2011

Introdução - O porquê desse blog

A tecnologia da Informação (TI) é fundamental para a sustentação de qualquer empresa. É quase impossível imaginar, nos dias de hoje, uma empresa que não tenha o seu departamento de TI, esteja ele dentro da p'ropria empresa ou terceirizado.
A tecnologia hoje existente, permite que empresas sejam totalmente baseadas em TI, ou seja, empresas em que a TI é o próprio negócio, como por exemplo, empresas que existem apenas na internet ou empresas que seu negócio principal é a venda de informações eletronicas.
Se por um lado o que dissemos acima é claro para todos os profissionais que atuam nesse meio, por outro lado esses mesmos profissionais volta e meia se vêem obrigados a justificar para os níveis mais altos de sua organização a importancia da TI e por que a organizaçào deve continuar investindo nessa área .
Ou seja, nem sempre é evidente para todos a importancia da Ti e seu valor para o negócio da empresa.

O objetivo destse blog é servir de forum de discussão sobre o Valor da TI nas empresas e na sociedade como um todo, visto que a TI se faz presente em todos os segmentos da sociedade, não apenas nas empresas com fins lucrativos.

6 comentários:

  1. Ao longo da historia da TI houveram alguns poucos momentos em que o valor da TI era claro e indiscutível. Esses momentos foram caracterizados pelas ondas tecnológicas que surgiram e demarcaram modelos de TI. Esses foram tres ao longo da história, modelo centralizado (mainframes), modelo Cliente/Servidor (redes locais e PC's) e modelo em rede (Internet). Nesses momentos a TI ganhou grande impulso e reconhecimento dentro das empresas , que por sua vez fizeram grandes investimentos em tecnologia e não discutiam o valor da TI para o negócio. Nos demais momentos, principalmente após os grandes investimentos, discute-se se realmente o valor esperado estava sendo realizado colocando a TI em cheque.

    ResponderExcluir
  2. Estamos diante do surgimento de um novo modelo computacional, denominado Cloud Computing, que se caracteriza pelo provisionamento automatico e dinamico dos recursos da TI. Esse modelo tem como principais propostas de valor acelerar o Time to Value da TI e tornar a tarefa de provisionamento de infra descomplicada aos olhos do usuário final. Ainda é muito cedo para se dizer que esse modelo vai vingar, mas sem dúvida alguma, ele tem uma proposta de valor muito atraente pois hoje, se por um lado a TI é o grande catalizador dos avanços da sociedade e do sucesso dos ngócios, por outro lado a sua complexidade tem se tornado um grande obstáculo para se atingir esses objetivos.

    ResponderExcluir
  3. Estamos diante de tres novas forças baseadas em tecnologias disrruptivas que certamente vão transformar a TI.
    Cloud Computing, que já falamos anteriormente e que se propoe a ser um novo modelo de provisionamento de infra-estrutura de TI.
    Redes Sociais, que com a sua capacidade de mobilizar as massas pode ser transformada em açoes de negocios. Já há o termo Social Business foi cunhado para denominar o conceito de redes sociais aplicado a negocios e não apenas relacionamento.
    E por último, a força da mobilidade, que tem o poder transformador que a Internet teve no final dos anos 90.
    Como todas essas tres forças vão impactar a TI? Como a TI corporativa vai se posicionar diante dessas forças e' o outro lado da mesma questão.

    Certamente estamos entrando num novo ciclo de prosperidade onde a TI mais uma vez terá um papel decisivo.

    ResponderExcluir
  4. Acabo de assistir uma apresentação sobre 'O impacto da mobilidade na TI' e o palestrante, um emerito engenheiro da IBM nessa area confirma o que eu já havia levantado no blog sobre a volta do modelo Client/Server com as novas aplicações para dispositivos móveis.

    Qual será o impacto na area de desenvolvimento das empresas e na TI como um todo dessa mudança de modelo, ou seja , de modelo Web para mobile (Cliet/Server) ?

    ResponderExcluir
  5. Penso que muitas áreas de TI de empresas "se queimaram" bastante por causa do "bug do milênio" e também por causa projetos de implementação de ERP. Episódios como esse serviram para reforçar o "rebaixamento" da TI, colocando-a longe do board executivo das empresas....

    ResponderExcluir
  6. Savio, concordo com o seu comentário. Devido aos grandes investimentos que as empresas fizeram no 'bug do milênio' e sem nada ter acontecido, pareceu que foi uma conspiração dos fornecedores de TI com a cumplicidade das áreas de TI das empresas. Isso custou caro, pois por muitos anos os investimentos em TI foram reduzidos e a credibilidade da TI foi muito afetada. Agora, nos últimos dois anos, estamos vendo os investimentos em TI voltarem com mais força, em função da melhoria do cenário economico mundial e das novas ondas no mercado de TI.

    ResponderExcluir