domingo, 1 de janeiro de 2012

Mensagem do ano 2011

Esse blog foi craido em 2011 com o objetivo de provocar uma discussão sobre os benefícios trazidos pela TI para as empresas e para toda a sociedade e queria fechar o ano com uma frase que me marcou muito e me fez refletir sobre tudo isso :

' A Internet me aproximou do mundo e me afastou da vida ' , do filme argentino Medianeiras. Para refletir .

O que ficou de 2011 ?!?!?!?!?!?!?!

Fim de ano é momento de se fazer o balanço do ano que termina, em todas as áreas e aqui não será diferente.
2011 foi marcante na fixação de tres novas tendencias:

Mobile - a forte adoção de dispositivos móveis, Smartphones e Tablets

Redes Sociais - Facebook e LinkEdin se firmaram definitivamente no nosso dia a dia .

Business Analysis ou Big Data - o crescente volume de dados e informações com que lidamos representa grande potencial de oportunidades e cada vez as empresas procuram se beneficiar do potencial que representam.

Cloud Computing, que já vem desde 2010, continua a representar um potencial mas ainda não foi em 2011 que virou Mainstream, corre o risco de passar a onda e ela perder o momento.

Mas, talvez, o mais marcante de tudo isso tenha sido o fato dessas tendencias terem gerado um movimento de consumismo na TI, cunhado-se o termo CONSUMERIZAÇÃO. Produtos de TI passaram a representar objetos do desejo do público em geral, como produtos da moda, criando mais confusão na cabeça dos CIO's sobre o real valor dessas tecnologias para as corporações.

Para 2012 fica o desafio de fazer essas tendencias penetrarem no mundo corporativo, por enquanto eles se fazem presentes apenas para uso pessoal.


Feliz 2012 e vamos ver que surpresas nos aguardam.