domingo, 12 de junho de 2011

Cloud pública ou privada ? as duas

Empresas me perguntam se ao adotarem o modelo de Cloud devem escolher a modalidade de cloud pública ou cloud privada.
Primeira observação que faço é para não se sentirem na obrigação de adotar o modelo Cloud. Por estar na 'onda' não quer dizer que seja obrigatório adota-lo e nem devem se sentir mal , 'fora da moda' por causa disso. Cloud é um modelo que pode não fazer sentido para algumas empresas .

Supondo que faça sentido para a sua empresa, a pergunta seguinte é se vai ser no modelo de cloud pública ou privada. E a minha resposta é , as duas modalidades.
Certos requerimentos se aplicam melhor a uma modalidade enquanto outros requerimentos se aplicam melhor a outra modalidade. Por exemplo, ambiente de desenvolvimento de aplicações pode ser melhor destinado a uma cloud pública, enquanto ambiente de homologação de aplicações pode ficar melhor numa cloud privada e, por fim, o ambiente de produção ficar numa infra tradicional, não-Cloud.
Dessa foram a empresa estará usando o melhor de cada modelo para cada caso.

sábado, 4 de junho de 2011

Novas tecnologias nas empresa

Em reunião com o CEO de uma empresa de TI, surgiu a discussão sobre introdução de novas tecnologias nas empresas. Diz o CEO que," de modo geral, as empresas estão atoladas de tecnologias e novos produtos a serem implementados. A carga de trabalho é tão grande (backlog) que não conseguem absorver novas tarefas."

Apesar de todo dia surgirem novas tecnologias e novos produtos, as empresas demoram muito para absorver novas tecnologias e com elas implementar novas soluções.

Alem disso, a tecnologia por si só não se justifica. "Ela deve trazer algumas vantagens adicionais para o negócio. "

E aí chegamos ao Steve Jobs, qual o grande diferencial dele ? Concordamos que o sucesso dele se deve ao fato de saber, como nínguem, introduzir produtos tecnologicos que representam inovação, baseados em um novo modelo de negócios e tem grande apelo de consumo.
Esse é o trinomio do sucesso que todos perseguem mas poucos encontram.
E com isso encerramos a conversa.