sábado, 28 de maio de 2011

Investimentos em TI crescem acima do PIB

Reportagem da revista InformationWeek , de maio/2011, apresenta resultado de uma pesquisa realizada pela IT midia com as principais companhias no Brasil, mostra que mais que 53% das empresas planejam aumentar investimento em TI acima de 10% comparado com o ano anterior. Dessas, mais de 15% planejam investir acima de 30%.
Considerando que o crescimento do PIB para esse ano é estimado em torno de 6.5%, concluímos que grande parte planeja investir acima do crescimento esperado para a economia, o que mostra que as empresas reconhecem que investir em TI é fundamental para o crescimento de seus negócios.

Mas o fato mais curioso dessa pesquisa é o fato de as empresas afirmarem que mais de 78% dos fornecedores de TI não entendem os seus negócios, o que é um dado preocupante pois como é possível agregar valor ao negócio sem entende-lo ?

Daí surge a seguinte questão, como as empresas se relacionam com seus fornecedores de TI ?
Entendo que existem básicamente tres formas de relacionamento entre cliente e fornecedor, cada uma trazendo diferente nível de valor ao negócio.
1- preço - o cliente compra olhando apenas o preço , sem preocupaçoes maiores
2- parceria estratégica - cliente e fornecedor forma uma parceria e a venda é parte de uma solução visando atender demandas de negócios do cliente
3- inovação - cliente busca se diferenciar pela inovação e busca um fornecedor disposto a investir, mesmo correndo riscos , para o sucesso de ambos.

Numa relacão onde preço é o único diferencial, não há por que o fornecedor buscar entender o negócio do cliente.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cloud Computing , o que muda ?

Estamos diante do surgimento de um novo modelo computacional, denominado Cloud Computing, que se caracteriza pelo provisionamento automatico e dinamico dos recursos da TI. Esse modelo tem como principais propostas de valor acelerar o Time to Value da TI e tornar a tarefa de provisionamento de infra descomplicada aos olhos do usuário final. Ainda é muito cedo para se dizer que esse modelo vai vingar, mas sem dúvida alguma, ele tem uma proposta de valor muito atraente pois hoje, se por um lado a TI é o grande catalizador dos avanços da sociedade e do sucesso dos ngócios, por outro lado a sua complexidade tem se tornado um grande obstáculo para se atingir esses objetivos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dispositos biométricos para segurança da informação

estive conversando dias átras com um fornecedor de soluções de autenticação e autoriação via dispositivos biométricos e me chamou a atenção que , apesar dessa tecnologia não ser nova, ainda é pouco usada em larga escala. Álias, todo esse assunto já foi amplamente discutido há vários anos, mas parece que ainda não decolou. Por quê será que empresas e instituições públicas não usam dispositivos de identificar pessoas através de sua digital por exemplo ? Há tanto se fala em Single Sign-on , essa seria uma forma simples de resolver o problema, não ?

Alguem tem alguma idéia do por quê a coisa não decolar ?

sábado, 14 de maio de 2011

O que é Valor ?

Valor é aquilo que se busca numa negociação, é mais do que um produto ou serviço, é
a satisfação de necessidades e expectativas.

valor pode ser representado pela equação :

V = B - C , onde
V = valor
B = benefícios
C = custo


em outras palavras ,

Custo é o que voce paga, valor é o que voce leva (Warren Buffett)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Saí na rua por alguns instantes e vejo na TV do elevador de um edificio comercial o anuncio de que Microsoft acaba de comprar a Skype. WOW , que notícia !!!!!
Dois ícones (do passado , talvez!) da industria de TIC (tecnologia da informação e Telecom) se juntam. Por que será que deram esse passo ?
Tudo indica por que os dois andam meio sem rumo, um pouco perdidos e dois perdidos tem mais chances de encontrar o rumo do que um solo.

Nesse momento Apple e Google dào as cartas do mercado, criando novas soluções baseados em novos modelos de negocio. A Microsof estar sem rumo nào é muita novidade, isso já ocorre desde o afastamento do Bill Gates do dia-a-dia da empresa.

Mas a Skype, isso sim é novidade, pois nào faz muito tempo que ela foi considerada a grande revelaçào do mundo de TIC, renovando em tecnologia, em conceitos e em modelo de negócio.

Mas parece que o encanto durou muito pouco, rapidamente o seu 'valor' se esvaiu .

Esse mundo de TIC é muito rápido e auto-destrutivo. As tecnologias lançadas hoje matam as de ontem, haja inovação e haja folego para se consumir tudo isso.